quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Amos Milburn - Mr. Scotch, Bourbon and Beer


Uma das grandes descobertas (musicalmente) que fiz neste movimentado ano foi o nome de Amos Milburn (1927-1980), pianista SENSACIONAL nascido em Houston, famoso nos anos 40 e 50.
Amos tocava exatamente o tipo de som que eu gostaria de tocar se eu soubesse qualquer coisa sobre piano - o famoso BOOGIE WOOGIE!
Pra ser sincero ele forma a minha tríplice coroa do piano juntamente com Mr. Ray Charles e o White Boy Jerry Lee Lewis.
Muitos vão se perguntar por que diabos eu desenhei uma guitarra de jazz quando o cara era pianista.
A questão é a seguinte:
Eu me apaixonei pelo som de Amos Milburn exatamente em uma de suas mais famosas canções:
ONE SCOTCH, ONE BOURBON, ONE BEER - música escrita por Rudy Toombs e gravada por Amos em 1953 (e mais tarde pelo grande John Lee Hooker - 1960).
E nessa versão original meu amigo, não tem pra ninguém:
Quem faz a festa na gravação é uma guitarrinha que fica arrebentando uma corda X, sei lá qual. O resultado é um "Tchém Tchém" animal.
Enfim, não é o piano de Amos, mas como sabemos, as grandes cabeças da música não eram apenas grandes instrumentistas, mas sim grandes maestros - e mesmo sem ter certeza para poder afirmar, eu credito esse "Tchém Tchém" ao virtuoso Milburn.
Amos Milburn morreu em 1980 após uma sequencia de dois infartos que lhe renderam a perda de sua mão esquerda e uma perna.
Seu maior discípulo, Fats Domino, sempre que entrevistado, lembrava o Rei do Texas Boogie Woogie - Amos Milburn, como o maior.
Aquí vai o link para a música One Bourbon, One Scotch, One Beer de Amos Milburn (1953).
E fica a dica pra quem gosta de boa música e tunes para bebedeira,
When it comes to get high,
Amos is your guy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário